Conheça um pouco mais sobre a DESINFECÇÃO de ambientes

O que é a DESINFECÇÃO

É um processo de controle microbiológico (bactérias, fungos e vírus) que pode ser utilizado em áreas internas e externas e visa diminuir a quantidade de microrganismos a níveis considerados seguros.

A limpeza comum, realizada com vassoura e produtos de limpeza, não é suficientemente eficaz para eliminar estas ameaças invisíveis, sendo necessário recorrer a procedimentos especiais e contar com uma equipe técnica treinada para esta finalidade.

Como Funciona

Um planejamento do serviço é entregue ao cliente no momento da contratação. É utilizado um produto específico, aprovado pela ANVISA, em um nebulizador a frio. O produto é aplicado espacialmente e também sobre todas as superfícies dos ambientes tratados

Moveis

Maçanetas

Tetos

Paredes

Janelas

Cortinas

O produto não deve ser aplicado com pessoas no local, tampouco ser aplicado diretamente em alimentos e utensílios. A reentrada em ambientes tratados só deve ocorrer 01 hora após a aplicação.

*Totalmente seguro para ambientes com animais domésticos.

Saiba o que a ANVISA diz sobre os serviços de DESINFECÇÂO:

A agência nacional de vigilância sanitária – ANVISA é o órgão de referência no Brasil quando se trata de regulamentação e orientação dos serviços de desinfecção. Ela e responsável por editar uma série de protocolos, resolução e manuais com objetivo de assegurar maior eficácia e segurança aos procedimentos de desinfecção.

Em um cenário de pandemia como este enfrentado nos primeiros meses de 2020 em função do novo coronavírus, os serviços de desinfecção assumem um papel de destaque ainda maior.com a ajuda deles é possível reduzir as chances de infecção e poupar a vida de muitas pessoas, principalmente daquelas que estão nos grupos de risco, como idosos e portadores de doenças crónicas.

Muitas cidades do Brasíl vêm adotando medidas de desinfecção de áreas públicas que consistem em aplicar uma solução à base de hipoclorito de sódio na concentração de 1% ou quaternário de amônio de 5′ geração (produto que também foi usado na China) para eliminar o novo coronavírus de locais como pontos de õnibus, praças, ruas e outros

Recentemente, a ANVISA publicou a Nota Técnica (NT) 22/2020 com orientações a serem seguidas por estados e municípios durante os trabalhos de desinfecção de locais públicos. A nota faz um compilado de instruções em relação aos produtos que podem ser utilizados, os equipamentos necessários para a desinfecção, entre outras recomendações seguidas por organismos nacionais e internacionais no controle da pandemia.

Dicas importantes sobre os serviços de desinfecção de ambientes e superfícies

O tempo de duração do serviço irá depender muito do tamanho do local a ser desinfectado. Considerando uma residência com cerca de 100 m2, é possível realizar o trabalho em algumas horas.Vale destacar que após o término da desinfecção é recomendável não utilizar o imóvel por pelo menos uma hora, mas esse prazo poderá variar dependendo do produto utilizado no trabalho

Para realizar o combate a vírus e bactérias é recomendável utilizar produtos desinfetantes à base de cloro, álcool ou quaternário de amônio. Procure nos rótulos dos desinfetantes disponíveis no mercado informações sobre a composição deles para encontrar aqueles que possuem algum desses itens indicados. Lembre-se também de seguir com atenção o modo de utilização apresentado pelo fabricante do produto para garantir que ele será
eficaz na eliminação de vírus e bactérias.

Dependendo do tipo de local comercial, podem ser necessários diferentes cuidados para manter o ambiente livre de vírus e bactérias. No caso de comércios voltados para o setor alimentício, como lanchonetes e restaurantes, ou para a área da saúde, como clínicas em geral, os cuidados devem ser ainda maiores e constituem muitas vezes uma exigência da vigilância sanitária. É importante realizar a desinfecção desses locais periodicamente para evitar o risco de contaminacões dos clientes e profissionais que atuam no local.